para pessoas
Antes de falar sobre o atendimento em si, precisamos que você compreenda o que é a Psicopedagogia: um campo de atuação em saúde e educação e que dialoga com conhecimentos de outras áreas. A psicopedagoga é a profissional que pesquisa e lida com as questões que dificultam e/ou impedem a aprendizagem seja no ambiente escolar ou extraescolar.
Os desafios com a aprendizagem podem aparecer durante diversas fases da vida, por isso a atuação psicopedagógica abrange todas as idades. Pode-se contar com essa profissional para lidar com obstáculos pontuais e/ou questões complexas em escolas, empresas, clínicas e hospitais.
Este é um processo de investigação da estrutura do pensamento criativo do indivíduo, suas potencialidades e possíveis bloqueios que inibem a produção criativa. Identifica-se a forma como a pessoa aprende, desde a leitura das informações até a transformação em conhecimento. A partir dessas informações, será elaborado um relatório com observações e informações pertinentes das sessões. Além disso, haverá sugestões de encaminhamentos e práticas para auxiliar no desenvolvimento de potencialidades e dar suporte a/ao aprendente.
Envolve uma série de encontros e inicia-se com a identificação da questão que levou o paciente a nos procurar. Depois é traçado um plano de ação para trabalharmos juntas/os nas dificuldades que estão impactando negativamente a aprendizagem. O número de sessões varia de acordo com cada caso e a proposta é apresentada e discutida com o paciente e/ou a família após a fase de identificação. Essa primeira etapa dura em média quatro sessões, podendo se estender de acordo com a complexidade de cada caso.
É indicado para treinamentos de habilidades e competências como liderança, integração e engajamento, team building, criatividade, planejamento estratégico, entre outros. Além disso, pode-se trabalhar uma demanda específica do grupo como a resolução de um problema que estejam enfrentando no momento ou o desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. A atividade é desenhada a partir da necessidade apresentada, do número de pessoas e da disponibilidade de tempo do grupo. Esses atendimentos podem ser realizados em empresas, instituições, organizações e para grupos heterogêneos que partilhem interesse pelo mesmo tema.